Páginas

quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Pensamento do dia - Motivação


Quando se fala em motivação, é comum pensar no âmbito profissional. Mas a motivação se aplica a todos os aspectos da vida. Em Psicologia diz-se que a motivação é o impulso ou estímulo que direciona os esforços e movimento de um organismo a um objetivo (resumo e explicação porcos e simplórios de minha parte).

Então o que me motiva? O que me faz querer acordar de manhã, levantar e ir trabalhar? Ainda não tenho uma vida de responsabilidades plenas, não tenho que sustentar uma família inteira, não tenho pessoas dependendo de mim. Mas quando vejo as pessoas que carregam este tipo de fardo nas costas, muitas delas sem sequer reclamar, eu penso o quanto às vezes lidamos com injustificada ingratidão com nossos “problemas”, e como queremos sempre as coisas de maneira imediata, com o menor ou nenhum esforço.

Quando vejo uma pessoa que trabalha como empregada doméstica para ganhar pouco mais de um salário mínimo e com ele sustentar uma família inteira, e ainda ser capaz de amar e educar corretamente seus filhos no pouco tempo que lhe sobra, eu penso em como nos acostumamos a ser acomodados.

Quando vejo alguém de minha idade que dorme menos de 5 horas por dia, pois tem que trabalhar para poder pagar a faculdade, lembro como o ser humano possui um potencial incrível para superar qualquer adversidade se o desejo que carrega em seu peito for real.

No fim, o que me importa não é fortuna, prestígio ou sucesso profissional. Claro são importantes e fazem bem ao nosso ego, mas não são essenciais. Na verdade, se seguirmos a ordem lógica das coisas, isso tudo é resultdo, é consequência. Consequência de um trabalho bem feito, consequência de uma vida cheia de desejo, convicção e perseverança .

O que me motiva então? Viver sem deixar que meus medos me paralisem, sabendo que enfrentarei dificuldades, mas com a certeza de que se eu me empenhar e buscar meus sonhos, eu mesmo os farei reais. Me motiva ver a coragem dos outros, para que eu encontre a minha própria, me motiva ver o sucesso dos outros, para que eu deseje e desenhe o meu. Me motiva saber que embora deva fazer as coisas por minha própria conta e risco, não estou sozinho.

Um comentário:

  1. será que de repente algumas dessas atitudes e pensamentos não são por causa da vida cotidiana e possivelmente alineação!??!...

    ResponderExcluir