Páginas

quarta-feira, 4 de abril de 2012

Um BOM chocolate


Estou com vontade de tomar um bom chocolate. Mas um bom chocolate de verdade. Digo isso porque mesmo em certas casas caras por aí das últimas vezes que eu pedi chocolate esperando ser surpreendido (expectativas do tipo: será que vem uma barra de chocolate derretida?) veio leite com Nescau, ou algo muito parecido com isso. Daí não dá né? R$ 5 pra tomar uma xicrinha de Nescau é demais... ainda mais com leite desnatado...

Aí eu olho minhas opções: caixinha de Toddynho é uma boa opção. Mas ultimamente tenho a impressão que eles põem alguma porcaria lá no meio para engrossar o leite disfarçar que aquilo não é água com açúcar. E aí sempre que eu tomo Toddynho depois do terceiro gole eu já não sinto mais nada do gosto que deveria ter.

Isso praticamente esgota minhas possibilidades de tomar chocolate fora de casa. Em casa, as opções são bem melhores: a primeira é comprar leite integral fresco na padaria e uma lata de Nescau. E bater. Se não bater não fica bom. Essa é uma boa opção, prática, rápida e satisfatória. A outra opção, um pouco melhor e mais trabalhosa, é fazer com chocolate em pó e açúcar. Também é uma boa opção, mas tenho bode de chocolate em pó porque sempre faço sujeira com aquilo... A última opção é o bom o velho submarino... mas aí precisa por o leite no fogo, então dá bem mais trabalho e eu tenho preguiça!

Isso é uma coisa foda, acho que posso dizer, da cultura e economia brasileira. Porque o empresário brasileiro está constantemente sufocado por regulações, impostos, concorrência e diversas outras pressões de custo, e também porque o consumidor brasileiro olha muito mais preço e ainda não foi "educado" para apreciar diferenças de qualidade, parte da pressão de custo é repassada via qualidade em vez de  via preço. E com isso simplesmente não posso tomar um bom chocolate se não for em casa e tendo um liquidificador e um fogão disponível! Revoltante!

Devia ter uma opção nas lanchonetes/cafés por aí: no meio de todos os itens de R$ 7 para baixo, itens com nomes "Chocolate realmente BOM", ou "Cappuccino de VERDADE", com preços de R$ 11 para cima, que seja... e na descrição deles, algo como "satisfação de verdade, chega de surpresas como pó de chocolate empapado no meio da sua bebida, nada de leite longa vida desnatado amanhecido, nada de colocar espuma até metade do copo para disfarçar que não vem nada no seu pedido mesmo..."

Nenhum comentário:

Postar um comentário